sexta-feira, 9 de setembro de 2011

JUSTIÇA CIDADÃ - Entrevista concedida em 06 de setembro de 2011

Orientações sobre Direito nas Relações Familiares

Para assistir ao vídeo acesse o endereço eletrônico: mms://76.73.39.178:88/ondemand/JUSTICACIDADA/jc_DanieleAraujo.wmv

Na estreia do novo horário do programa Justiça Cidadã - agora às 20h30 -, o tema debatido pelo apresentador Delegado Pupin e a convidada da noite, Dra. Daniele Wahl de Araujo e Giorni, foi Justiça e Direito nas Relações Familiares.
O Justiça Cidadã teve início com a informações voltadas à temática proposta, onde prevaleceram questões sobre Pensão Alimentícia e Guarda de Filhos. A advogada convidada, que é especialista em
Direito Constitucional e Processual Civil, trouxe importantes informações para os telespectadores.
"É de extrema importância ressaltar aos telespectadores e internautas que essa questão da chamada pensão alimentícia deve ser vista como uma necessidade de auxílio ao filho e que a Lei exige que a mesma exista em caso de necessidade, mas sempre respeitando as condições financeiras de quem vai pagá-la. Não pode haver excessos", explicou.
Os telespectadores foram informados da necessidade de se procurar um advogado para esses casos e inclusive para atualização de valores pagos. "Vou citar um exemplo: se o pai é quem paga a pensão e no decorrer no tempo, ficar desempregado ou tiver problemas financeiros que o impeçam de pagar o valor determinado, ele deve procurar a Justiça, através de um advogado e, através de provas documentais, expor essa sua nova realidade financeira. O que não pode acontecer é deixar de pagar e não comunicar nada, pois poderá sim sofrer penalidades previstas em lei", orientou.
Segundo a advogada, deve prevalecer sempre bom senso e responsabilidade dos pais nessas questões. "Não adianta um lado reivindicar um valor que o outro não tenha condições para cumprir, isso irá gerar desconforto e certamente problemas entre as partes, o que prejudica e muito o psicológico do filho", analisou.
Outra questão levantada pelos telespectadores, que participaram do programa por telefone enviando suas perguntas, foi a idade para cessar os pagamentos. "A maioridade do filho, 18 ou 21 anos, não é impedimento ou prazo para cessar pagamento da pensão de alimentos. O que tem que prevalecer é o bom senso, se o filho ou filha tem necessidades e depende desse valor para custear estudos ou outras situações. Isso é o mais importante a ressaltar", completou.  
O Justiça Cidadã é transmitido ao vivo, todas as terças-feiras, das 20h30 às 21h30 na TV Votorantim e o programa é reprisado na tv web Rede Amigos da Cultura que pode ser acessada no endereço www.redeamigosdacultura.com.br
Cibelle Freitas
Assesora de Imprensa
www.tvjusticacidada.com.br

6 comentários:

  1. doutora, até q enfim voltou a nos orientar. Jane.

    ResponderExcluir
  2. Doutora Daniele! Linda, inteligente, educada, que mais posso dizer? Carlos/advogado.

    ResponderExcluir
  3. ufa. pensei q a doutora tinha esquecido do blogue e dos leitores. agora sim eu toh feliz. pena q naum consegui ver o vidio. Claudison.

    ResponderExcluir
  4. LSNSJC!
    Parabéns Daniele pela excelente entrevista ao Programa Justiça Cidadã. Foi maravilhosa a "aula" dada pela Sra. aprendi muito. O Pupim também é confrade da Divina Misericórdia. abraço. Jose Antonio de Mello

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista, Daniele.
    Abraço. Mariana Pretel

    ResponderExcluir
  6. Querida Daniele, boa tarde.
    Tenho visto suas entrevistas e quero parabenizá-la
    por tudo. Continue brilhando e transmitindo luz!
    Forte abraço, com saudade,
    Leonor

    ResponderExcluir