domingo, 15 de abril de 2012

A Verdade - Carlos Drummond de Andrade

Boa noite queridos leitores.

Prometo que em algum momento terei a disciplina que tanto acredito ter como virtude e então publicarei semanalmente como já prometido, meus artigos. Por hora deixo algumas mensagens e esse belo poema para reflexão...

Boa leitura.



A Verdade (Carlos Drummond de Andrade)
A porta da verdade estava aberta,
Mas só deixava passar
Meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
Porque a meia pessoa que entrava
Só trazia o perfil de meia verdade,
E a sua segunda metade
Voltava igualmente com meios perfis
E os meios perfis não coincidiam verdade...
Arrebentaram a porta.
Derrubaram a porta,
Chegaram ao lugar luminoso
Onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
Diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual
a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela
E carecia optar.
Cada um optou conforme
Seu capricho,
sua ilusão,
sua miopia.

3 comentários:

  1. A VERDADE DE DEUS É SÓ UMA!!SE NAO HA JUSTICA TERRENA HAVERA NO CÉU!!!OS HOMENS FALHAM DEUS E MAIOR!!

    ResponderExcluir
  2. oi professora. sdds. Nívea.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nívea. Tudo bem? Espero que sim. Desculpa a demora em responder. Faça comentários no blog. Comente os artigos, não deixa de ser um exercício intelectual, que auxiliará na faculdade... Não é só trabalho passado por professor que deve estimular o estudo, ok?

    Aproveito para comentar aqui o comentário anterior ao seu.

    Sim. A Verdade de Deus também concordo que seja uma só, afinal Ele é onisciente, onipresente e onipotente, mas infelizmente somos todos simples seres humanos e considerando a vivência de cada um, os valores de cada um, a experiência de vida de cada um, a interpretação de tudo nessa vida fica a mercê das individualidades, mas... eis aí a beleza do relacionamento humano, pois a visão que cada um tem de um acontecimento é que permite a troca de ideias e o crescimento pessoal de todos, e se são pessoas cristãs, por certo garantirá o essencial, que é o crescimento espiritual também.

    Quisera eu viver num mundo em que realmente todos se guiassem pela Verdade de Deus.

    Infelizmente o ser humano fica preso entre ser... humano e tentar ser... Deus... E o grande problema é ser um semideus... pois é justamente aí que a verdade assume o caráter tão pessoal e subjetivo... e se não houver discernimento e espiritualidade, se não houver uma vida diariamente consagrada ao se levantar e ao se deitar, os problemas irão surgir e as pessoas se esquecerão que "Quando as circunstâncias exteriores se tornam insuportáveis e nossos recursos humanos se esgotam, os recursos divinos nos são dados, para aumentar e desenvolver nossa fé, esperança e força. Deus não abandonará Seus filhos, em nenhuma circunstância (Rm 8.35-39; Hb 13.5)... Mas se houver insistência em ser um semideus... Obviamente as circunstâncias serão insuportáveis e não será possível enxergar a Vontade de Deus manifestada.



    .

    ResponderExcluir