quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA DO ADVOGADO

Comemora-se hoje dia 11 de agosto, o Dia do Advogado, porém, se considerarmos nesta data festiva o enfraquecimento da classe dada a confusão que se faz ao acreditar que bom advogado é o advogado "espertalhão" e não o é o advogado estudioso e que tem como fundamento de sua atuação utilizar a inteligência para administrar a justiça, então nada há a comemorar, aliás, se tal inversão de valores é feita, é porque a própria classe atualmente permite, e quem teria poderes para fortalecê-la dada a representatividade perante toda a população e autoridades, assim não faz, CONTUDO, ainda creio que existam advogados combativos e a representar a nobreza da profissão tal quando esteve à frente da Ordem dos Advogados do Brasil enquanto Presidente da 24ª Subsecção, como o meu pai, o Dr. Joel de Araujo (http://itasperatur.blogspot.com/), que há alguns dias tive o prazer de ouvir de um colega advogado, nos corredores do fórum, que é ele, meu pai, uma lenda viva na advocacia, uma lenda viva porque sempre se insurgiu contra arbitrariedades e fortaleceu a classe quando não se acreditava ser possível fazê-lo, uma lenda viva porque sempre foi capaz de enaltecer, de fazer da advocacia uma profissão totalmente atrelada ao sentimento de Justiça, e por essa razão, por acreditar que há de vir o dia em que dizer-se advogado será imediatamente atrelado a uma Justiça efetiva tal como outrora, é que transcrevo abaixo os DEZ MANDAMENTOS DO ADVOGADO, por EDUARDO COUTURE:

ESTUDA - O Direito se transforma constantemente.  Se não seguires seus passos, serás a cada dia um pouco menos advogado.
PENSA
- O Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando. 
TRABALHA
- A advocacia é uma árdua fadiga posta a serviço da justiça.
LUTA
- Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito o direito e a justiça, luta pela justiça. 
SÊ LEAL
- Leal para com o teu cliente, a quem não deves abandonar até que compreendas que é indigno de ti.  Leal para com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo.  Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que quanto ao direito, alguma outra vez, deve confiar no que tu lhe invocas.
TOLERA
- Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.
TEM PACIÊNCIA - O tempo se vinga das coisas que se fazem sem a sua colaboração.
TEM FÉ
- Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.
OLVIDA
- A advocacia é uma luta de paixões.  Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, sobrevirá o dia em que a vida será impossível para ti.  Concluído o combate, olvida tão prontamente tua vitória como tua derrota.
AMA A TUA PROFISSÃO
- Trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres um honra para ti propor-lhe que se faça advogado.

PARABÉNS A TODOS OS ADVOGADOS E ADVOGADAS QUE TANTO ENOBRECEM NOSSA ÁRDUA LUTA POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, LIVRE E SOLIDÁRIA!

... e para aqueles que pretendem entender mais sobre as razões que levaram o dia 11 de agosto a ser tornar o Dia do Advogado, acesse AGORA MESMO o blog http://itasperatur.blogspot.com/.

5 comentários:

  1. Ahhh não posso ler sem aproveitar para cumprimentar seu pai, o Grande Advogado Dr.Joel Araújo, pelo dia do Advogado! Acho que poucos advogados sorocabanos, como ele, merecem os parabéns pelo trabalho desempenhado há décadas a favor da justiça. E aproveito para cumprimentá-lo pelo dia dos pais, afinal como amiga das filhas dele, sei que esse papel ele desempenha com ainda maior maestria!
    Parabéns pelo texto Dani! Seu blog é de grande importância para a informação e divulgação de assuntos relativos aos direitos jurídicos.

    ResponderExcluir
  2. CARÍSSIMA COLEGA DOUTORA DANIELE, apenas hoje tive conhecimento de seu blog, através do cultíssimo blog de seu pai, Dr. Joel de Araujo, e repetindo o que a ele escrevi, escrevo a você, se posso tomar essa liberdade. Sinto-me homenageada apenas por ler seu artigo. Chego a sentir-me feliz como há muito não me sentia por saber que sua luta pela valorização da classe pautada em vossas nobres atitudes jamais há de se esvair. Minha nobre colega, parabéns pelo nosso dia. Doutora Thereza, advogada.

    ResponderExcluir
  3. Laercio Marchettipublicado emDaniele Araujo

    Os nossos vibrantes sentimentos de admiração e de louvor, o nosso orgulho em tê-la tido como Professora durante o período que nos foi concedido. Resta-me agradecer-lhe pelo exemplo de Advogada a ser seguido, e principalmente para as gerações vindouras, que sempre terão na sua imagem um norte seguro para suas condutas profissionais. Assim, para finalizar, quero apenas dizer-lhe "Dani", OBRIGADO por ter escolhido a profissão de Advogada e ter nos dado a oportunidade de receber os seus conhecimentos em nossas vidas!

    Um enorme Abraço com saudades, do seu aluno!

    ResponderExcluir
  4. Laercio Marchetti publicou no seu Mural.
    "Não Acredito!! Que bom ter você por aqui Drª Dani, já q não poderei mais vê-la nas aulas agora que voltei.

    Aproveitando a Oportunidade e a data de hoje, eu poderia discorrer horas sobre as qualidades, virtudes, caráter, ética da minha eterna professora, mas, certamente pecaria pela falha de memória em deixar algo esquecido já que não a tenho tão aguçada quanto a sua, que pude comprovar no tempo em que tive aula com você. Mas tomo a liberdade, em nome da nossa classe da UNIESP para enaltecer a nossa querida professora e advogada no seu dia."

    ResponderExcluir
  5. A prova para passar no exame da OAB, deveria ser
    a prática dos dez mandamentos do advogado, mas
    provar na prática. Não passava um. Ou passava?
    acho que passava porque advogado ruim "decora'".

    ResponderExcluir