terça-feira, 2 de agosto de 2011

III CONGRESSO ESTADUAL DE DIREITO DE FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES

Amigos leitores, sinto-me muito honrada com a visita de todos vocês para ler e saber através deste blog o que penso e o que procurarei produzir em relação ao tema "Justiça e Direito nas Relações Familiares".

Pois bem. Como dito inúmeras vezes em aulas, palestras, seminários que ministrei ou entrevistas concedidas para a TV, a palavra 'justiça' não é e tampouco algum dia foi sinônimo de 'direito'... A finalidade social do direito é a justiça, porém digo e repito, sinônimas não são.

Penso também que muitos confundem a norma constitucional inserida no artigo 133 da CRFB/88 ao interpretar aquele dispositivo como sendo o advogado um profissional essencial a administração do Poder Judiciário... O advogado tal como ali insculpido, é essencial à administração da JUSTIÇA, e justiça por sua vez, também não é sinônima de Poder Judiciário.

Assim posto, informo que pretenderei com este blog (e caso esteja eu fugindo do proposto solicito que me alertem) discutir temas palpitantes relacionados ao Direito de Família colocando o Direito na berlinda. Vamos colocar o 'Direito de castigo' para aproximá-lo ao máximo, da Justiça, o que acham? Espero que apreciem, e a seguir, passo a discorrer sobre evento do qual participei recentemente...

Mãos à obra!

Dra. Fernanda Beatriz Wahl da Silva e eu Daniele Wahl de Araujo e Giorni, autora desse singelo e despretensioso blog estivemos no último sábado no III Congresso Estadual de Direito de Família e das Sucessões buscando atualizarmo-nos nas questões atuais e palpitantes a envolver referida matéria e assim manter a qualidade dos serviços advocatícios prestados diante da participação de cursos de reciclagem, afinal, possuo eu, mais de 10 (dez) anos de exercício da advocacia.

Dentre os temas discutidos aquele que me motivou a participar do referido congresso foi DESCONSIDERAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA NO DIREITO DE FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES, cuja palestra foi ministrada pelo jurista de escol, Dr. ROLF MADALENO, advogado e professor esse que confesso, não conhecia e a partir de então posso dizer que tornar-me-ei discípula de seus ensinamentos.

Infelizmente, um dos demais palestrantes que compôs a mesa fez por diversas vezes comentários de cunho evidentemente machista (o que deveras me chateou) principalmente pelo tema do congresso e normas constitucionais que garantem a igualdade entre homens e mulheres como instrumento a efetivar a dignidade humana.

Não ficarei aqui tecendo demais comentários a esse respeito, peço apenas que formadores de opinião tenham cautela ao palestrarem e fazerem discursos porque nosso país peca e muito em educação de qualidade, e assim, piadinhas feitas para fixação de determinada matéria discutida, acaba se tornando clara mensagem àqueles destituídos de conhecimento suficiente para fazer análise crítica dos diversos assuntos dos quais participam como ouvintes...

Obviamente o direito à livre manifestação do pensamento também constitucionalmente consagrado acaba por ceder espaço a manifestações deselegantes do pensar humano, contudo há que se lembrar que a dignidade humana deverá sobrepor-se a tal norma, e assim, haver cautela quanto à livre manifestação do pensamento, concordam? Não é preciso achincalhar premissas constitucionais para garantir fixação de assuntos lecionados, afinal, a criatividade humana é fantástica! Sejamos educadores criativos!

Um congresso como esse deveria ter como princípio e fim a dignidade da pessoa humana, e é claro que muito se produziu nesse sentido, aliás, a seguir postarei um artigo sobre o tema que tanto me despertou curiosidade, porém digo e repito: dignidade humana sempre e em primeiro lugar, ok?

Repito: muito foi produzido, mas não vamos achincalhar a dignidade humana para não ver também achincalhada a justiça nas relações familiares.

12 comentários:

  1. isso aí. não vamos achincalhar nada.

    ResponderExcluir
  2. Daniele eh isso aih. Sempre estudiosa desde criança.

    ResponderExcluir
  3. Comentários machistas e depreciativos são relamente revoltantes! É inacreditável como uma pessoa que teve oportunidade de adquirir conhecimento, estudo e cultura pode ficar tão alienada quanto a sabedoria. Me indignam comentários machistas, que nos dias de hoje chegam a causar vergonha alheia! A informação é o bem mais precioso de um ser humano, mas alguns têm em abundância e continuam com ausência da consciência de humanidade e do seu papel na humanidade.

    Thaís Zem

    ResponderExcluir
  4. Não contrataria nunca essa pessoa....

    ResponderExcluir
  5. qual pessoa, a autora do texto ou o que fez comentário no congresso?

    ResponderExcluir
  6. eu acho q eh o q falou baboseira pq a escritora estah mais do q certa. sou homem + c/ orgulho digo q as mulheres hj saum muito superiores aos homens. e se assim naum pensar o q pensaria da minha mãe? homem q fala baboseira naum deve respeitar nem a propria mãe.

    ResponderExcluir
  7. ai ai conheço as duas advogadas que foram no congresso. Uma deu aula e a outra deu palestra para mim. essas duas tem resposta pra tudo, basta ler q ninguém pode falar bestera q jah escrevem q "o direito de livre manifestação do pensamento" e blá blá blá. mulher q estuda mto dá nisso. fica analisando tdo e não se diverte.

    ResponderExcluir
  8. Pessoas mal sucedidas e sem estudo querem tirar o brilho de pessoas tão cultas qto as duas doutoras que tenho como grandes profissionais mesmo sendo tão novinhas. Parabéns Doutoras!

    ResponderExcluir
  9. legal.Parabens as duas estudiosas e belas advogadas.

    ResponderExcluir
  10. A Dra. Daniele é uma estudiosa e excelente advogada, daquelas que impõe respeito e
    acredita no que faz. Por isso mesmo sou sua
    cliente e duvido que existe advogada no ramo
    de família melhor do que ela. Ela foi e será sempre a minha advogada. Não coloco meu nome aqui
    porque não quero expor a mim e meus filhos, mas
    ela sabe quem sou eu com certeza, e isso é o que importa. Fique com Deus, minha advogada, fiquei muito feliz com seu Blog. Professora Con....

    ResponderExcluir
  11. I´m lawyer in Texas/Usa. My name is John Dereck. You is brazilian? Ok? what do you do besides be a lawyer? Can answer for me? Thanks.

    ResponderExcluir
  12. Dear John Dereck... The right question is: "Are you Brazilian?"... Whatever... I am a lawyer who loves studying... so I use to be invited to give some lectures. I'm very happy because you are reading and chat with me. Be my guest! Daniele Araujo.

    ResponderExcluir